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Saiba como unir Marketing e Vendas para gerar mais resultados

Você sabia que marketing e vendas, mesmo sendo departamentos diferentes, possuem várias coisas em comum? São áreas que devem trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos de uma empresa. É claro que ambas as equipes possuem suas atribuições e peculiaridades, mas é inegável que, se trabalharem juntas, em sintonia, os resultados serão muito mais satisfatórios.

Geralmente, marketing e vendas são duas áreas analisadas separadamente dentro de uma empresa, até por requerem formações diferentes. O marketing tem o intuito de despertar o interesse do público em um produto ou serviço; já a área de vendas tem relação com a transação direta, com a compra de um produto ou serviço por esse público, que, na maioria das vezes, já teve o interesse despertado através do marketing.

Desentendimentos entre essas áreas é algo comum dentro de uma organização, que podem acontecer devido à falta de alinhamento, de diálogo ou de conhecimento. Mas essa realidade, que infelizmente ainda existe, pode ser amenizada quando os gestores e líderes de uma empresa resolvem construir uma boa conexão entre as equipes, fazendo-as entender que devem “andar juntas” para trazer os resultados esperados para ambas as partes.

Quer saber como unir as áreas de marketing e vendas para que elas atuem de maneira integrada, conhecer os benefícios dessa junção e conquistar, dessa forma, mais leads e clientes para o seu negócio? Acompanhe este texto até o final e descubra como trazer esse cenário para a sua empresa.

Como funciona a área de marketing
Antes de saber como unir esses dois universos, as razões e os benefícios dessa junção, é preciso entender como essas duas áreas funcionam separadamente. A área de marketing é responsável pelas ações, campanhas e planejamentos feitos para divulgar e fortalecer a imagem e a presença de uma marca dentro do seu segmento de atuação.

O marketing antecipa as necessidades e os desejos do futuro cliente, fazendo-o ter interesse por um produto ou serviço. Ou seja, o marketing antecede as vendas, abrindo uma oportunidade de negócio e atraindo o consumidor para realizar uma compra, gerando, assim, lucro para a empresa.

Como funciona a área de vendas
Já a área de vendas é responsável pelas vendas diretas de produtos ou serviços de uma empresa por meio de táticas, processos e planos para que uma transação comercial aconteça e para que, dessa forma, haja retorno financeiro.

O uso de canais adequados para fazer a prospecção de novos clientes e escolher as ferramentas adequadas para isso (como softwares de CRM, por exemplo) são algumas das atribuições da equipe de vendas para tornar as conversões ainda mais frequentes.

Diferenças das áreas de marketing e vendas
Agora que você já entendeu como as duas áreas funcionam separadamente, vamos entender suas diferenças. Vimos que cada área funciona de formas distintas, mas que o objetivo final é o mesmo: conseguir conversões, novos clientes e vendas.

Enquanto o marketing precisa identificar, atrair e preparar os potenciais leads para gerar interesse no produto ou serviço apresentado, o departamento de vendas precisa transformar esses leads em lucro, ou seja, em vendas que se concretizem.

Os dois setores, então, trabalham em diferentes etapas do que é o conhecido “funil de marketing e vendas” ou “jornada de compra do consumidor”. Assim, ambos possuem o objetivo de entregar os melhores resultados para uma marca.

O que as áreas têm em comum
Agora que falamos sobre as diferenças de marketing e vendas, vamos entender o que elas têm em comum. Sim, mesmo sendo distintas, elas possuem semelhanças, como citamos. As duas áreas acompanham o percurso do consumidor pelo “funil”: entre o despertar de uma dúvida ou do interesse pela compra de um produto ou serviço.

A equipe de marketing precisa ter um bom time de vendas para conseguir gerar a conversão e a equipe de vendas precisa de um bom time de marketing para gerar as melhores oportunidades de negócio.

Portanto, os objetivos de ambas as equipes são sempre compartilhados: resultados positivos. E, com o auxílio da internet e da tecnologia, alinhados às atividades on-line – cada vez mais presentes atualmente –, a integração das duas áreas contribui bastante para o crescimento de um negócio.

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Quais são os benefícios de unir as duas áreas?
Sabendo o que cada uma faz, suas funções, diferenças e semelhanças, chegou a hora de conhecer os benefícios de unir marketing com vendas. Vamos conferir?

Melhora na abordagem ao público
As duas áreas lidam com o público-alvo com o intuito de impactá-lo. Quando ambas trabalham juntas, conseguem mais informações sobre a sua audiência e, dessa forma, garantem dados valiosos na hora de cativá-la.

A junção de marketing e vendas proporciona uma maior precisão nas abordagens, tanto para atrair o cliente em potencial como para abordá-lo para conseguir uma conversão. Assim, o time de marketing saberá o momento certo de fazer uma proposta de valor, e o time de vendas saberá como convencer o consumidor a fechar o negócio.

Redução de custos e desperdícios
Talvez este seja o benefício mais nítido e um dos mais interessantes ao unirmos as duas áreas. É sempre muito importante economizar tempo e recursos, não é mesmo? Ainda mais com a concorrência em alta e o aumento exorbitante dos preços, em decorrência da inflação e de outros fatores.

Com isso, unir marketing e vendas pode proporcionar uma redução de custos e desperdícios de várias formas. A automação é um exemplo. Ela torna os processos mais simples e eficientes, aumentando a produtividade, além de eliminar o retrabalho.

Com a junção das duas equipes, o relacionamento passará a ser transparente, amigável e flexível, e o foco será no que realmente importa: impactar, encantar e converter clientes. As áreas não vão “atrapalhar” uma a outra e vão trabalhar em conjunto, garantindo um ambiente de ajuda mútua.

Dessa forma, os desperdícios são reduzidos, tanto de tempo quanto de eficiência, pois ambas as partes reconhecerão suas responsabilidades e o que devem fazer: marketing, impactar potenciais clientes, e vendas, vender.

Parceria duradoura entre as áreas
O bom relacionamento entre marketing e vendas se transformará em uma ótima parceria entre as equipes. Os profissionais de marketing poderão trazer insights para que os profissionais de vendas possam criar abordagens mais personalizadas para cada um dos clientes e, assim, conseguir mais conversões.

Por outro lado, os vendedores poderão ajudar o time de marketing com informações sobre comportamento, dúvidas e dificuldades do público e, dessa forma, o marketing poderá desenvolver estratégias mais precisas. Assim, a experiência do consumidor também é beneficiada em todas as etapas da jornada de compra, seja no início dela, no final ou no pós-venda.

Melhor entendimento sobre o momento do consumidor
Quando marketing e vendas trabalham juntos, cria-se um panorama mais completo sobre o futuro da empresa, com melhor previsibilidade estratégica para a definição de orçamentos, campanhas, prazos e períodos, entre outros. E ambos os times conseguem entender em que momento o consumidor está para poder agir: se é a hora para novas conversões ou para atrair clientes para a base, por exemplo.

Afinal, como unir as áreas de marketing e vendas?
Chegou o momento esperado: saber como unir, de fato, as áreas de marketing e vendas. Já falamos sobre os benefícios dessa integração, agora vamos conhecer as estratégias para que ela se concretize. Veja a seguir.

Defina objetivos conjuntamente
A partir do momento em que os dois times começam a trabalhar em parceria, é preciso definir os objetivos em conjunto. Claro que cada equipe possui suas responsabilidades e seus objetivos internos, mas é preciso estabelecer metas comuns.

Os dois times devem saber o que cada um precisa fazer para que, juntos, consigam alcançar essas metas, para que um não trabalhe mais que o outro e que o ambiente seja de cooperação e divisão de tarefas.

Estabeleça as responsabilidades de cada equipe
Com a definição dos objetivos conjuntos, é preciso estabelecer as responsabilidades e obrigações de cada equipe. Assim, todos ficam alinhados com as tarefas e sabendo o que deve ser feito, individualmente.

Para que isso seja possível, existe um acordo conhecido como SLA, sigla em inglês de “Service Level Agreement”, que significa “Acordo de Nível de Serviço”. Este acordo é feito entre as duas partes para que ambas trabalhem em busca dos mesmos objetivos e para que se mantenham em constante comunicação, sempre cientes de tudo o que está sendo feito.

Acompanhe – se possível diariamente – as equipes
Para que a junção das duas áreas funcione de fato, não basta alinhar os objetivos e as responsabilidades de cada um. É preciso acompanhar o que está sendo feito de tempos em tempos para ver se os times estão perto de cumprir o que foi definido ou se será necessário fazer alguns ajustes.

Dessa forma, é possível identificar e comunicar problemas no meio do caminho para que soluções sejam pensadas o mais rápido possível para que ambas as equipes alcancem as metas propostas.

Agora que você já sabe o que as áreas de marketing e vendas fazem, como trabalham, suas diferenças, o que possuem em comum, os benefícios de ambas trabalharem em conjunto e como é importante uni-las em um negócio, que tal fazer a junção das duas equipes na sua empresa? Não sabe como? Entre em contato conosco agora mesmo!

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