Noticias

Percentual de bebês nascidos de mães com 35 anos ou mais quase dobra em 20 anos

O percentual de bebês nascidos de mães com 35 anos ou mais quase dobrou em 20 anos. Em 2000, o índice era de 9,1%, que saltou para 16,5% em 2020. Os dados foram levantados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com base no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus).

Segundo o levantamento, 67,4% das gestantes tinham entre 20 e 34 anos em 2000, duas décadas depois, essa concentração caiu para 57,8%. Para a Fiocruz, os números indicam que a fecundidade no Brasil está ficando cada vez mais tardia.

Especialistas destacam que, ao lado dos avanços científicos nas gestações das mulheres com mais de 35 anos, o acompanhamento médico é fundamental para o planejamento da gravidez e para amenizar riscos até o nascimento do bebê.

O responsável pelo ambulatório de Reprodução Humana do Instituto Nacional Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Luiz Fernando Dale, explica que cada mulher nasce com entre 1 milhão e 2 milhões de óvulos. Já na puberdade, o número cai para 250.000. Assim, quem deseja ser mãe chega aos 35 anos com o estoque bastante reduzido, após vários ciclos menstruais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo