Noticias

Como está a saúde do meu bebê? Descobrindo a Síndrome de Down

Com o avanço da tecnologia, a medicina foi amplamente beneficiada. Diante disso, o expert em grávidez Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior comenta que isso possibilitou que as gestantes tivessem mais informações sobre a saúde do feto antes de seu nascimento, permitindo que as mesmas soubessem quando seus filhos possuem Síndrome de Down. Quer saber mais sobre a saúde do seu feto? Acompanhe o artigo e saiba como descobrir a Síndrome de Down antes do nascimento. 

O que é Síndrome de Down?

De acordo com o renomado Dr. Orcione Guimarães Júnior, o DNA, contido nas células dos seres humanos, é composto por uma fita dupla que possui vinte e três pares de cromossomos. No entanto, algumas mutações podem acontecer no processo de formação do feto, alterando esse agrupamento. 

Assim, a Síndrome de Down se trata de uma alteração genética na qual o indivíduo dispõe de três cromossomos vinte e um, ou seja, um cromossomo a mais do que o esperado. Dessa maneira, esse erro na divisão embrionária compromete o sistema cognitivo do indivíduo, também podendo apresentar maior facilidade de possuir problemas de saúde. 

Como a Síndrome de Down pode ser identificada na grávidez?

Ainda, conforme comenta o ilustre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o avanço da tecnologia revolucionou o modo de vida humana, contribuindo para o desenvolvimento de mais alternativas para solucionar questões do cotidiano. Desse modo, a medicina foi uma das áreas mais beneficiadas dessa revolução. 

Logo, as gestantes que desejam possuir mais informações sobre a saúde de seu feto podem solicitar ao médico o exame de ultrassom morfológico fetal. O mesmo pode ser efetuado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, e possui a função de sugerir a presença da Síndrome de Down, porém, a mesma só é confirmada após os exames de amostragem da vilosidades coriônicas ou amniocentese.

O que fazer se o feto for diagnosticado com Síndrome de Down?

Por fim, como indica o célebre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, receber a notícia que o feto possui o transtorno cognitivo da Síndrome de Down pode ser um choque, todavia, os indivíduos que o possuem recebem a assistência necessária, podendo dispor de uma vida cotidiana com atividades normais.

Quer saber mais sobre a saúde do seu feto e preparar os hábitos para depois da gravidez? Entre em contato com o admirável Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior através de suas redes sociais:

Site:   www.clinicadrorcione.com 

Instagram: @drorcionejunior    

Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo