UNICEF e ADRA implementam “Espaços da Gurizada” em alojamentos com crianças em Porto Alegre

Wagner Schneider
By Wagner Schneider

Iniciativa do UNICEF, tendo a ADRA como parceira de implementação em Porto Alegre, visa mitigar os impactos da Emergência em crianças alojadas

Porto Alegre, 12 de julho de 2024 – Passados dois meses do início das enchentes no Rio Grande do Sul, o UNICEF continua no estado, apoiando crianças, adolescentes e famílias que ainda sofrem com as consequências dessa emergência. Para oferecer proteção e acolhimento para meninas e meninos, em Porto Alegre, o UNICEF está promovendo “Espaços da Gurizada”, tendo a ADRA como parceira implementadora. A iniciativa faz parte da resposta do UNICEF às chuvas, em apoio ao Governo Federal e governos locais.

Os “Espaços da Gurizada” são espaços seguros e amigáveis – fixos ou móveis – que contam com profissionais como pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, para realizar atividades de educação não-formal, recreação, apoio psicossocial, identificação e referenciamento para a rede local de casos de violências, proteção e promoção do bem-estar de todas as crianças, como também apoio e orientação para mães, pais e cuidadores.

Atualmente, em Porto Alegre, os Espaços da Gurizada estão funcionando enquanto espaços seguros em três alojamentos: Centro Vida, SESI e Cecores. Além disso, na modalidade de espaços amigáveis para crianças e adolescentes, organizados de forma itinerantes, acompanhando a dinâmica da emergência e em mutirões de serviços à população afetada, promovidos por órgãos oficiais.

Funcionária do UNICEF conversa com menina
UNICEF/BRZ/Cássio Aranovich

Para apoiar na realização das atividades com as crianças, os Espaços da Gurizada contam com os “Kits Aprender e Brincar”, doados pelo UNICEF à Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, contendo materiais lúdicos, educativos e de apoio psicossocial para proporcionar brincadeiras e aprendizado ajudando a restabelecer um senso de normalidade em situações excepcionais e de maior vulnerabilidade.

“A vasta experiência do UNICEF em emergências mostra que crianças ficam em situação de alta vulnerabilidade, com impactos em sua saúde mental, longe de casa e da escola, e em risco de sofrer diferentes tipos de violência. Os ‘Espaços da Gurizada’ são locais seguros e acolhedores, em que profissionais capacitados trabalham com as crianças, ajudando a reduzir o sofrimento desse momento, por meio de atividades educativas e recreativas, e estando atentos para a proteção delas contra possíveis violências”, explica Denise Stuckenbruck, representante adjunta do UNICEF no Brasil.

Sobre os Espaços da Gurizada e a resposta do UNICEF às chuvas no RS

Os Espaços da Gurizada são parte da estratégia do UNICEF para resposta à emergência das chuvas no Rio Grande do Sul, tendo a ADRA e a Visão Mundial como parceiros de implementação. O UNICEF atua na resposta a convite do Governo Federal, em parceria com Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC); Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (SEDES); e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (CEDICA).

Para viabilizar sua resposta emergencial, o UNICEF conta com o apoio de milhares de doadores individuais e a parceria de filantropos e empresas. A resposta do UNICEF tem como parceiros estratégicos MSD e Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês); parceria da Kimberly-Clarck e da Takeda; e apoio de Amanco Wavin; Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin; Klabin; e Serena Energia. 

Share This Article
Leave a comment